Everest Digital – Gestão Inteligente. Infraestrutura de Confiança.

Everest | Redata impulsiona crescimento de data centers no Brasil e estimula soberania digital

Redata impulsiona crescimento de data centers no Brasil e estimula soberania digital

O governo federal anunciou o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center no Brasil (Redata), que agora passa a integrar a Política Nacional de Data Centers (PNDC). Vinculada à Nova Indústria Brasil (NIB), dentro da Missão 4Transformação Digital, a medida cria um marco regulatório para impulsionar áreas estratégicas da Indústria 4.0, como computação em nuvem, inteligência artificial e Internet das Coisas. Dessa forma, o Brasil avança na capacidade de armazenagem, processamento e gestão de dados.

Incentivos Fiscais e Contrapartidas

O programa prevê isenção de PIS/Pasep, Cofins e IPI para aquisição de equipamentos destinados à implantação, ampliação e manutenção de data centers. Além disso, como contrapartida, as empresas deverão investir 2% de seus recursos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil e reservar pelo menos 10% da capacidade de serviços para o mercado interno.

Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional

Ao mesmo tempo, a política exige compromisso com práticas sustentáveis, como o uso de energia limpa ou renovável e eficiência hídrica. Por fim, para promover a descentralização da infraestrutura digital, haverá incentivos específicos para empreendimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à tecnologia em todo o país.

Everest Digital e a Soberania Nacional

A Everest Digital, único Data Center com capital 100% nacional preparado para a era da Inteligência Artificial, já atua em conformidade com os objetivos do Redata. Com isso, reforça seu papel no fortalecimento da soberania digital e na proteção de dados estratégicos.

Importância da Soberania Digital

O Redata é uma política essencial para o Brasil consolidar sua soberania digital. A dependência de infraestrutura estrangeira nos coloca em risco, e precisamos de centros de processamento nacionais para garantir não apenas segurança, mas também competitividade. Por isso, esse programa representa um passo fundamental nesse caminho“,
afirma Gleysson Araújo, CEO da Everest Digital.

Impactos Econômicos e Sociais

A Missão 4 da Nova Indústria Brasil destaca a transformação digital como vetor de crescimento econômico. Assim, investir em infraestrutura tecnológica nacional não apenas amplia a produtividade e a competitividade das empresas, mas também atrai investimentos estratégicos para o país.

Consequentemente, o programa estimulará:

  • Formação de profissionais capacitados;

  • Novas oportunidades de empreendedorismo;

  • Eficiência operacional para as empresas brasileiras.

Compromisso da Everest Digital

O compromisso da Everest Digital vai além da tecnologia. Afinal, acreditamos no impacto social e econômico que o setor de data centers pode gerar. Queremos crescer junto com o Brasil, formando talentos, apoiando o desenvolvimento local e mostrando que é possível unir inovação, sustentabilidade e inclusão para transformar a realidade do país“, complementa Gleysson Araújo.

Atuação Estratégica e Cooperação com o Poder Público

Por fim, a Everest Digital participa ativamente de debates estratégicos com o governo, como audiências no Senado sobre Inteligência Artificial e parcerias com Ministérios para o desenvolvimento de políticas públicas. Desse modo, reforça sua posição como protagonista na soberania digital brasileira e parceira no avanço de políticas estruturantes para o setor.

Everest | Redata impulsiona crescimento de data centers no Brasil e estimula soberania digital