Tecnologias sustentáveis podem salvar o mundo

De acordo com o mais recente relatório de Emissão de Gases de Efeito Estufa da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em outubro de 2024, o planeta enfrenta um grande desafio em relação a mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. O documento afirma que é necessário reduzir 42% das emissões anuais até 2030 para limitar o aumento da temperatura mundial em 1,5°C – meta definida no Acordo de Paris, em 2015. Neste cenário árduo, as tecnologias sustentáveis despontam como uma das principais ferramentas para mitigar os impactos ambientais e promover um futuro mais equilibrado.

Tecnologias sustentáveis são aquelas que buscam reduzir a pegada ecológica – uma metodologia de contabilidade ambiental que mensura o impacto da demanda por recursos naturais. Esta abordagem foca na otimização do uso de recursos como forma de minimizar a poluição, a partir da adoção de energias renováveis e modernização de processos produtivos.

Neste artigo, vamos abordar como as tecnologias sustentáveis podem contribuir de forma decisiva para que o planeta enfrente as consequências da mudança climática e vença a batalha contra o aquecimento global.

Energias renováveis como pilar da tecnologia sustentável

A transição energética é um dos pilares para combater a crise climática. As energias renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica e biomassa, têm se destacado como as alternativas mais promissoras para substituir os combustíveis fósseis, que ainda representam cerca de 80% da matriz energética global, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA). Estes recursos não renováveis incluem petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural, entre outros.

Em 2022, a capacidade instalada de energia solar ultrapassou 1 terawatt (TW) em todo o mundo – um marco histórico que mostra o rápido crescimento dessa tecnologia. Entre 2020 e 2022, a capacidade global de geração de energia solar dobrou, e projeções apontam que a marca de 2 TW deve ser alcançada até 2026.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil já possui mais de 48 GW de capacidade instalada, o que torna a energia solar fotovoltaica a segunda principal fonte do país, correspondendo a mais de 20% da matriz energética nacional.

A energia eólica também continua sua expansão em todo o mundo, com uma capacidade atual de 837 GW. A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) estima que, até 2028, o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desta fonte, que já responde por 13,2% da matriz energética brasileira.

Tanto a energia solar quanto a eólica são limpas, abundantes e economicamente viáveis. Além de oferecer uma solução de longo prazo para a redução das emissões de gases de efeito estufa, elas promovem o crescimento de um novo mercado, focado no equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

Tecnologias verdes que protegem o planeta

As tecnologias sustentáveis oferecem uma janela de oportunidade para transformar os desafios ambientais globais em soluções práticas e eficazes. Governos e empresas de todo o mundo acreditam, cada vez mais, que o compromisso global com essas tecnologias pode, de fato, salvar o mundo, garantindo que as próximas gerações herdem um planeta mais saudável e equilibrado.

A Economia Circular, por exemplo, é um modelo que visa prolongar o ciclo de vida dos produtos, incentivando a reutilização, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais. De acordo com um estudo da Fundação Ellen MacArthur, a transição para uma economia circular poderia reduzir em até 45% as emissões globais de carbono até 2030. Na construção civil, soluções como o uso de materiais sustentáveis e prédios inteligentes, que consomem menos energia e água, estão se tornando mais populares.

Além disso, a digitalização de processos, resultando na dispensa de papéis e impressões, e a automação da produção industrial, com uso de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), têm permitido maior controle e eficiência na cadeia produtiva, reduzindo o desperdício de recursos e o impacto ambiental.

Outro exemplo notável é a Agricultura de Precisão, que utiliza dados de sensores, satélites e drones para monitorar as plantações em tempo real, permitindo o uso mais eficiente de recursos como água, fertilizantes e pesticidas. Estudos mostram que essa tecnologia pode reduzir em até 30% o uso de insumos e aumentar a produtividade em 15%.

O papel das tecnologias sustentáveis vai além do combate às mudanças climáticas. Elas também são fundamentais para a construção de uma economia mais forte e inclusiva. A inovação tecnológica pode criar novos mercados, gerar empregos e incentivar modelos de negócios sustentáveis. Assim, crescimento econômico e preservação ambiental podem caminhar lado a lado.

Data Center verde da Everest Digital: um case de sucesso

Data Centers são um dos pilares do mundo digital, sendo responsáveis por processar e armazenar grandes volumes de dados a cada segundo. Os Data Centers Verdes procuram desempenhar esta função de forma eficiente e com mínimo impacto ambiental. Um dos exemplos mais consolidados no Brasil é a Everest Digital, Data Center do Grupo Soluti, que se tornou o primeiro do país a operar com energia 100% renovável comprovado com Certificação I-REC.

 Além disso, o Data Center da Everest Digital possui sistema de climatização de última geração, o qual não requer o consumo de água para refrigeração dos equipamentos, mais um item de extrema relevância no contexto de um Data Center verde.

A Everest Digital também se destaca pelo compromisso com a redução de emissões de carbono, através do monitoramento do consumo energético e das condições ambientais em tempo real, com soluções baseadas em Inteligência Artificial. Essa abordagem otimiza o uso de energia e minimiza o impacto ambiental, alinhando o Data Center às metas globais de emissões líquidas zero.Esse modelo sustentável reforça a posição da Everest como líder na implementação de tecnologia verde. 

O futuro está em nossas mãos

Assim como a Everest Digital, todas as empresas do Grupo Soluti têm um compromisso firme e inabalável com a sustentabilidade. Acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta importante no enfrentamento aos novos desafios globais. Para isso, é fundamental investir no desenvolvimento de soluções inovadoras, que contribuam para a preservação dos recursos naturais e possibilitem o desenvolvimento social. Com responsabilidade e compromisso, podemos criar um futuro mais sustentável e proteger o planeta para as futuras gerações.

Compartilhar em